LEGADO

 


"Descobrindo o legado de Nikola Tesla"


Nikola Tesla nasceu em 1856, na atual Sérvia, durante uma tempestade de raios muito forte. De acordo com a história, sua mãe, Duka Mandic, ouviu um raio estalando enquanto ele nascia, e isso teria sido um presságio de sua futura carreira. Com um pai sacerdote ortodoxo sérvio e uma mãe inventora de eletrodomésticos, Tesla desenvolveu uma forte paixão pelos fenômenos elétricos desde cedo e isso o levou a seguir uma carreira na área de física e engenharia elétrica.

Ele estudou engenharia mecânica e elétrica na Austrália e em 1884 se mudou para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar com Thomas Edison. No entanto, seu relacionamento com Edison logo azedou e eles se tornaram rivais amargos. Tesla montou seu próprio laboratório e solicitou sete patentes nos EUA no campo de motores de corrente alternada polifásicos e transmissão de energia, o que se mostrou as patentes mais valiosas desde o telefone. Ele fez uma parceria com outro inventor, George Westinghouse, e eles começaram a desenvolver a primeira usina hidrelétrica do mundo, nas Cataratas do Niágara Tesla desenvolveu muitas das tecnologias fundamentais do século XX, como a corrente alternada (CA) e a iluminação elétrica em corrente alternada, que iluminou a noite durante a Feira Mundial de 1893 em Chicago. Ele também desenvolveu o rádio antes de Marconi e foi creditado como o inventor do rádio. Além disso, ele propôs o uso de comunicações sem fio e a criação de uma rede global de transmissão de energia, conhecida como projeto da torre Wardenclyffe.

Tesla foi um defensor da energia limpa e renovável e acreditava que a energia hidrelétrica seria a fonte de energia do futuro. Ele também propôs a criação de uma "rede mundial de comunicação" usando ondas eletromagnéticas. Ele foi um gênio da física, com mais de 300 patentes registradas em seu nome e também foi um grande defensor da paz e acreditava que as armas nucleares deviam ser proibidas.

Tesla foi conhecido por sua personalidade excêntrica e tinha vários hábitos estranhos, como contar objetos repetidamente e alimentar pombos na praça de Nova York. Ele falava 8 idiomas, decorava livros interior sem esforço, vivia para o seu trabalho e dormia apenas 2 horas por noite. Ele também sofria de insônia crônica e tinha uma memória fotográfica incrível. Ele era capaz de pensar por imagens, criando suas invenções como hologramas em sua cabeça, com detalhes, dimensões e até fazia contas matemáticas complexas. Ele era vegetariano e abstêmio, e durante o dia, andava 15 km para se exercitar e se manter ativo.

Em fevereiro de 1901, Tesla divulgou uma comunicação de outro planeta e ficou obcecado por tentar capturar essa comunicação via rádio de outro mundo, o que causou rumores sobre extraterrestres. No entanto, as mensagens recebidas eram na verdade captadas da terra, devido a outros testes de rádio sem fio sendo realizados na época.

Infelizmente, Tesla não recebeu o reconhecimento que merecia durante sua vida e morreu pobre em janeiro de 1943. Quando ele faleceu, seu trabalho foi apreendido pelo governo, embora mais tarde tenha sido liberado para sua família. Até hoje, alguns de seus documentos ainda são classificados pelo governo dos EUA.

O legado de Tesla é inegável e suas contribuições para a ciência e tecnologia são sentidas até hoje. Suas invenções populares incluem o motor AC, a bobina de Tesla, a torre Wardenclyffe e a rede de transmissão de energia a longa distância. Ele foi um homem visionário e adiantado do seu tempo e suas projeções para o futuro ainda estão sendo exploradas e desenvolvidas até hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas